Guia para se Tornar um Desenvolvedor Frontend: Habilidades e Responsabilidades Profissionais

Cursos online, treinamentos e projetos pessoais são formas eficazes de adquirir conhecimentos e habilidades necessárias para se destacar como desenvolvedor web. Um desenvolvedor backend constrói aplicativos do lado do servidor que normalmente requerem experiência em software de servidor web, bancos de dados e os sistemas operacionais nos quais eles rodam. Um exemplo de fonte totalmente aberta seria o sistema operacional Linux, um servidor web Nginx curso de desenvolvimento web ou Apache e um banco de dados MariaDB ou PostgreSQL. O mesmo motivo serve para desenvolvedores full-stack — o escopo do seu trabalho cobre tanto o desenvolvimento back-end quanto o front-end, exigindo um conjunto de habilidades ainda mais avançado. Tenha em mente que não existe um caminho fixo para se tornar um desenvolvedor web profissional. Convidamos você a explorar nosso canal no YouTube e aproveitar as aulas gratuitas que oferecemos.

o que faz um desenvolvedor web

Pesquise os cursos com melhor reputação e as habilidades mais exigidas do mercado para investir seu tempo e dinheiro com segurança. Desenvolvedores front-end trabalham com o visual e a experiência de usuário do site. Eles garantem que o design das páginas funciona como pretendido, incluindo os botões, a navegação, os links internos e outros aspectos interativos do site. Cada posição lida com um lado diferente da criação de sites, e requer ferramentas e conhecimentos diferentes.

Fazendo cursos de desenvolvedor web

Ao contrário do JavaScript, ele foi projetado para criar aplicativos de nível empresarial. Node.js é frequentemente chamado erroneamente de framework ou uma linguagem de programação, mas é um ambiente de tempo de execução para desenvolvimento frontend e backend. Para que um site mostre diferentes imagens, textos e arquivos, ele precisa de um banco de dados como referência. E, para que esse processo funcione normalmente, o Desenvolvedor Web  também deve pensar no desenvolvimento de sistemas para gestão de dados.

o que faz um desenvolvedor web

Nos últimos anos, a linguagem Python tornou-se a mais utilizada no desenvolvimento web, ultrapassando até mesmo a Java. Ela é uma linguagem de código aberto e bem acessível, principalmente para quem deseja iniciar os estudos na área. Na codificação do CSS estarão todas as regras que serão aplicadas a partir da linguagem de marcação.

Linguagens de programação

Para colocar em prática, inicie criando pequenos projetos simples utilizando essas linguagens. Crie páginas web básicas e vá progredindo para projetos mais complexos à medida que sua habilidade aumenta. Ao praticar regularmente, você aprimorará suas habilidades de codificação e se sentirá mais confortável com as linguagens.

Se você mesmo está pensando em se tornar um desenvolvedor, nós temos algumas informações para ajudá-lo a dar os próximos passos. Você poderia ler sobre as melhores linguagens de programação para aprender ou se aprofundar no aprendizado de PHP e descobrir tutoriais em JavaScript. Os desenvolvedores backend podem esperar trabalhar em colaboração com os membros da equipe que cuidam do lado do cliente de um site. O desenvolvimento do lado do servidor também pode incluir a criação de interfaces de programação de aplicativos (APIs) que suportam serviços frontend com menor necessidade de acoplamento próximo dos dois lados. PHP – que alimenta o WordPress e outros CMS populares, bem como frameworks de desenvolvimento como Laravel – é a linguagem mais comum da web para scripts do lado do servidor.

O que é programação orientada a objetos?

Outros 27,9% dos projetos envolveram a construção de mundos virtuais – alguns para jogos. Da área de trabalho para a internet, os aplicativos são as ferramentas que fazem as coisas acontecerem para os usuários finais. Ainda assim, dominar todos os níveis de desenvolvimento web parece ter suas recompensas. Uma pesquisa de 2022 com desenvolvedores realizada pela StackOverflow descobriu que “full-stack developer” foi a melhor resposta (quase 47%) quando https://portalrbn.com.br/tecnologias-que-marcam-presenca-no-futuro-do-desenvolvimento-web/ os entrevistados foram solicitados a descrever suas funções. A linha entre o backend e o desenvolvimento do frontend é embaçada por tecnologias como PHP, apenas uma linguagem de script do lado do servidor que envia HTML para os navegadores no frontend. Não importa quem cria um design, é o trabalho do desenvolvedor do frontend dar vida a uma página da web e transformar uma visão para uma experiência do usuário em uma aplicação funcional.

Reflex The Best
Logo